#188 || Pernambuco contra o novo coronavírus

Quarta-feira, 19/08/2020

RECONHECIMENTO | Como reconhecimento pelo empenho dos profissionais da saúde, o Governo de Pernambuco dará progressão salarial automática para 18,5 mil servidores efetivos (médicos, hemo-médicos, analistas, assistentes e auxiliares de saúde), dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Desse modo, os trabalhadores ficam dispensados de passar pelas etapas do processo de avaliação de desempenho. Desde 2015, por determinação do governador Paulo Câmara, todos os servidores da Secretaria Estadual de Saúde (SES) participam do processo de progressão salarial, que antes era voltado apenas para a categoria médica.

PREVENÇÃO | A SES reforça que, apesar da tendência de queda dos principais indicadores da Covid-19, o uso de máscara continua sendo essencial para se proteger da doença. “A máscara, quando usada de maneira correta, cobrindo a boca e o nariz, torna-se uma barreira essencial contra a propagação da doença. Junto a isso, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos continuam sendo indispensáveis e fazendo a diferença na taxa de transmissão”, disse o secretário André Longo na entrevista coletiva de ontem (18).

CORONAVÍRUS | Pernambuco confirmou 1.429 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. A maioria deles (95%) é leve, ou seja, os pacientes não demandaram internamento hospitalar. Com os registros de hoje, o estado chegou a 115.217 casos confirmados, número que inclui as 96.220 pessoas já curadas da doença.

Também foram confirmados 28 óbitos, ocorridos em datas posteriores a 15 de maio. Dos óbitos diagnosticados hoje, 14 aconteceram nos últimos três dias: três ontem (terça, 18/08), nove em 17/08 e dois em 16/08. Agora Pernambuco tem 7.280 vítimas fatais da Covid-19.

Ficou em 56% a ocupação média dos leitos destinados a pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Essa taxa está em 44% para leitos de enfermaria, e 70% para leitos de UTI.

O boletim de hoje também traz, em sua parte final, o detalhamento das testagens dos trabalhadores da saúde em Pernambuco. Até ontem (18), do total de profissionais de saúde que contraíram a doença (20.225), 96,7% já estavam curados. Outros 29.286 profissionais testados não contraíram a Covid-19. A testagem abrange os profissionais das redes pública e privada.

Leia o boletim da SES completo: https://bit.ly/3aJixL8.

=> Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31.

ABASTECIMENTO D’ÁGUA | Pernambuco foi um dos quatro estados brasileiros que se destacaram em uma pesquisa conduzida pela ONG Artigo 19 sobre o acesso à água durante a pandemia de Covid-19. De todas as unidades federativas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Espírito Santo foram os únicos a apresentar planos de ação para garantir abastecimento de água e esgotamento sanitário neste período.

Em março, a Compesa estruturou o Comitê de Acompanhamento e Combate à Propagação do Coronavírus. A primeira medida adotada pelo comitê foi a suspensão, em 14 de março, da cobrança da conta de água para os clientes da tarifa social, beneficiando mais de 600 mil pessoas no Estado. Saiba mais: https://bit.ly/3aDWjdr.

POLO DE CONFECÇÕES | O Polo de Confecções do Agreste já vendeu mais de 10 milhões de EPIs para prevenção à Covid-19. A marca foi alcançada com o apoio técnico e as linhas de crédito que o Governo de Pernambuco passou a fornecer, na pandemia, para micro e pequenas empresas do polo, por meio do projeto Máscara para Todos. Só de máscaras de tecido foram 8,7 milhões de unidades vendidas. Capotes hospitalares (1,3 milhão de itens) e protetor de pés e toucas (22 mil itens) também estão sendo comercializados pelas empresas do polo. Os insumos também podem ser encontrados no site www.mascarasparatodos.org.br. Saiba mais: https://bit.ly/3gbBA1y.

PROTOCOLOS => Consulte aqui os protocolos para setores econômicos autorizados a funcionar: https://bit.ly/3gDeiCw.

FAKE NEWS => Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews.

Informe Epidemiológico: https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov.

Para informações sobre casos de Covid-19 na população privada de liberdade: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#prisional.

Para dados sobre testagem para o novo coronavírus: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#testes.

Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

OUTRAS NOTÍCIAS:

UPE GRATUITA | O governador Paulo Câmara sancionou a lei que torna permanente a gratuidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação acadêmica da UPE. Até 2009, quando o então governador Eduardo Campos assinou decreto que definiu pela primeira vez a gratuidade, a UPE era a única universidade pública estadual do país a cobrar mensalidade aos estudantes. Agora, com a sanção da nova lei, o benefício se torna permanente, não podendo ser modificado ou revogado no futuro.

AGRICULTURA FAMILIAR | O Fórum de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste lançou hoje (19), em evento virtual que teve as presenças do governador Paulo Câmara e do secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf/NE). As iniciativas visam fortalecer o cooperativismo e o associativismo da agricultura familiar na região Nordeste. Saiba mais:

EMPRÉSTIMO DE LIVROS | A Escola Estadual Mariana Ferreira Lima, de Timbaúba, criou um serviço de delivery para empréstimo de livros. O projeto Drive Book expõe, na frente da escola, uma série de livros paradidáticos, voltados a estudantes do 6º ao 9º ano. A ação acontece uma vez por mês até o retorno das aulas presenciais, que ainda não têm data definida. Saiba mais: https://bit.ly/3g9gbGs.

TRANSPARÊNCIA | A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) publicou o documento Transparência das Organizações Sociais de Saúde – Manual de informações para a página da Lei de Acesso à Informação da Secretaria Estadual de Saúde e do Portal de Transparência do Poder Executivo. A publicação visa orientar e uniformizar procedimentos relativos à apresentação de registros e informações que assegurem a transparência dos recursos públicos geridos por OSSs.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: