#169 || Pernambuco contra o novo coronavírus

Sexta-feira, 31/07/2020

MÁSCARAS | O governador Paulo Câmara assinou um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em todo o Estado de Pernambuco enquanto durar a pandemia de Covid-19. A partir de agora, as pessoas devem utilizar máscaras ao circular em vias públicas, parques e praças; pontos de ônibus, terminais de transporte coletivo, rodoviárias, portos e aeroportos; veículos de transporte coletivo, táxis e transporte por aplicativos; repartições públicas, estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, empresas prestadoras de serviços e quaisquer estabelecimentos congêneres; e outros locais em que possa haver aglomeração. Pelo decreto, os órgãos públicos e estabelecimentos privados devem orientar as pessoas e proibir a entrada de quem não estiver utilizando máscaras. Caso haja recusa em usar a proteção, deverão determinar a retirada da pessoa do local. Veja o pronunciamento do governador: https://youtu.be/UtQQs_ocTo8.

AULAS PRESENCIAIS | O Governo de Pernambuco prorrogou a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o Estado até o dia de 15 de agosto. O plano de retomada, que contém os cronogramas de retorno para a educação básica, para o ensino superior e para os cursos livres, ainda será divulgado. Também será divulgada a versão final do protocolo setorial com as regras para a volta às aulas presenciais, suspensas desde 18 de março. Desde abril, estudantes da rede estadual têm acesso ao Educa-PE, programa que oferece aulas não presenciais transmitidas pela internet e por TV aberta a estudantes do ensino médio e dos últimos anos do ensino fundamental.

CORONAVÍRUS | O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, hoje (31), 1.632 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, apenas 141 (9%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todos os outros 1.491 casos (91%) são leves, ou seja, pacientes que não precisaram de internação hospitalar. O Estado agora totaliza 95.005 casos confirmados, número que inclui as 70.067 pessoas já recuperadas da doença. Os curados representam 74% do total de pessoas já infectadas pela Covid-19 em Pernambuco. O boletim também registrou 31 óbitos, ocorridos desde 21 de maio. Destes, 15 (48%) ocorreram nos últimos três dias, sendo 5 mortes registradas no dia de ontem (quinta-feira, 30/07), sete em 29/07 e três em 28/07. Com isso, o número de vítimas fatais do novo coronavírus em Pernambuco passou para 6.557. Leia o boletim completo: https://bit.ly/3foDMmc.

=> Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31.

CIÊNCIA | O governador Paulo Câmara assinou, hoje (31), o decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. A medida tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico em Pernambuco e aproximar Governo do Estado, universidades, empresas e startups. O governador instituiu ainda a Usina Pernambucana de Inovação, que visa apresentar soluções inovadoras para os desafios estaduais. “A Usina funcionará como uma ferramenta de governo para resolver eventuais problemas da gestão pública”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, que acompanhou a assinatura do decreto.

PROTOCOLOS => Consulte aqui os protocolos para setores econômicos autorizados a funcionar: https://bit.ly/3gDeiCw.

FAKE NEWS => Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews.

Informe Epidemiológico: https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov.

Para informações sobre casos de Covid-19 na população privada de liberdade: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#prisional.

Para dados sobre testagem para o novo coronavírus: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#testes.

Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

Compartilhe
%d blogueiros gostam disto: